Entre janeiro a abril de 2018, publiquei aqui no Dyskinesis uma série de reportagens com os temas dos grupos sócio-acêntricos e da interseccionalidade na vida da pessoa com deficiência.
Meus objetivos foram o de mostrar a grande diversidade existente entre a categoria dos indivíduos com deficiência, que pode se interseccionar com outros grupos sócio-acêntricos, como o das pessoas negras, das mulheres, das pessoas com sobrepeso/obesidade, das pessoas com baixa renda, da comunidade LGBTQIA e das pessoas ateias, e também mostrar como é a realidade destes indivíduos ao terem que enfrentar cotidianamente diferentes tipos de discriminação, como o capacitismo, o racismo, o machismo, a gordofobia, a homofobia, a transfobia e outros.
Para facilitar a consulta dos leitores do blog, vou colocar a seguir os links de cada uma das reportagens escritas até o momento. Aproveito para lembrar que vocês podem me enviar sugestões por e-mail (dyskinesis.blog@gmail.com) de outros grupos e realidades que gostariam de ver aqui retratados, para continuação desta série de reportagens.
Parte I – Matéria inicial que explica os termos interseccionalidade e grupos sócio-acêntricos, além da proposta da própria reportagem, aproveitando para abordar a intersecção entre o movimento negro e as pessoas com deficiência.
Parte II – Matéria que fala sobre a interseccionalidade das categorias mulheres e pessoas com deficiência, mostrando as influências do machismo e do capacitismo simultaneamente.
Parte III – Matéria que tratará a respeito da intersecção das categorias pessoas com sobrepeso/obesidade e indivíduos com deficiência, explicando o conceito de gordofobia e falando sobre as dificuldades enfrentadas por estas pessoas.
Parte IV – Matéria que abordará a interseccionalidade entre as categorias baixa renda e pessoas com deficiência, mostrando também as dificuldades de acesso às oportunidades que tal segmento da população encontra.
Parte V – Matéria sobre a intersecção da comunidade LGBTQIA com as pessoas com deficiência, dando voz a cada um dos segmentos que a sigla acima representa.
Parte VI – Matéria que retratará a interseccionalidade das categorias das pessoas ateias e dos indivíduos com deficiência.
* Crédito da imagem: Pixabay.
Por Ana Raquel Périco Mangili.
Pingback: Retrospectiva 2018 do Dyskinesis | Dyskinesis