Guia das reportagens sobre as múltiplas discriminações na vida da pessoa com deficiência

Entre janeiro a abril de 2018, publiquei aqui no Dyskinesis uma série de reportagens com os temas dos grupos sócio-acêntricos e da interseccionalidade na vida da pessoa com deficiência.

Meus objetivos foram o de mostrar a grande diversidade existente entre a categoria dos indivíduos com deficiência, que pode se interseccionar com outros grupos sócio-acêntricos, como o das pessoas negras, das mulheres, das pessoas com sobrepeso/obesidade, das pessoas com baixa renda, da comunidade LGBTQIA e das pessoas ateias, e também mostrar como é a realidade destes indivíduos ao terem que enfrentar cotidianamente diferentes tipos de discriminação, como o capacitismo, o racismo, o machismo, a gordofobia, a homofobia, a transfobia e outros.

Para facilitar a consulta dos leitores do blog, vou colocar a seguir os links de cada uma das reportagens escritas até o momento. Aproveito para lembrar que vocês podem me enviar sugestões por e-mail (dyskinesis.blog@gmail.com) de outros grupos e realidades que gostariam de ver aqui retratados, para continuação desta série de reportagens.

Parte I – Matéria inicial que explica os termos interseccionalidade e grupos sócio-acêntricos, além da proposta da própria reportagem, aproveitando para abordar a intersecção entre o movimento negro e as pessoas com deficiência.

Parte II – Matéria que fala sobre a interseccionalidade das categorias mulheres e pessoas com deficiência, mostrando as influências do machismo e do capacitismo simultaneamente.

Parte III – Matéria que tratará a respeito da intersecção das categorias pessoas com sobrepeso/obesidade e indivíduos com deficiência, explicando o conceito de gordofobia e falando sobre as dificuldades enfrentadas por estas pessoas.

Parte IV – Matéria que abordará a interseccionalidade entre as categorias baixa renda e pessoas com deficiência, mostrando também as dificuldades de acesso às oportunidades que tal segmento da população encontra.

Parte V – Matéria sobre a intersecção da comunidade LGBTQIA com as pessoas com deficiência, dando voz a cada um dos segmentos que a sigla acima representa.

Parte VI – Matéria que retratará a interseccionalidade das categorias das pessoas ateias e dos indivíduos com deficiência.

 

* Crédito da imagem: Pixabay.

 

Por Ana Raquel Périco Mangili.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s