Questão de Terminologias – Discinesia

No primeiro texto da subseção “Questão de Terminologias” aqui no Dyskinesis, apresentei as dúvidas relacionadas ao termo Paralisia Cerebral e os porquês de ele estar caindo em desuso atualmente. Agora, retorno com um assunto mais geral nesta área. Após um leitor do blog me perguntar sobre uma palavra que utilizo com frequência aqui nas postagens do Dyskinesis, percebi a necessidade de se fazer um post explicativo a respeito disso. Então, vamos debater sobre o próprio termo discinesia!

Discinesia é uma palavra de origem greco-latina: juntando-se o prefixo latino (com origem no grego antigo) dys-, que significa disfunção, dificuldade, com o radical grego -kinesis, movimento, se tem um só vocábulo para a expressão “distúrbio de movimento”. Em inglês, escreve-se um pouco diferente: dyskinesia. De qualquer forma, é uma palavra usada para classificar síndromes neurológicas que causam movimentos involuntários e dificuldades para realizar movimentos voluntários (ver lista parcial de discinesias aqui). O próprio Blog Dyskinesis foi nomeado com base neste termo.

Porém, na literatura em língua inglesa sobre o tema, há divergências sobre o uso da palavra dyskinesia como sinônimo de movement disorders (distúrbios de movimento). Há uma subdivisão dentro desta categoria: distúrbios hipocinéticos (que produzem movimentos musculares reduzidos, como no parkinsonismo) e distúrbios hipercinéticos (que produzem movimentos musculares excessivos, como nos tremores, nas coreias e nas distonias). Alguns autores consideram a palavra discinesia como sinônimo de distúrbios hipercinéticos apenas, e não dos distúrbios de movimento de forma geral. Deste modo, a Doença de Parkinson, por exemplo, não seria uma discinesia, e sim uma hipocinesia.

Mas vamos deixar esta questão específica para a área médica debater. Aqui no Blog Dyskinesis buscarei incluir todos os tipos de distúrbios de movimento, sem exceção, para abordarmos e representarmos a grande variedade das condições humanas existentes. Diversidade é a palavra-chave da vez!

Só mais um esclarecimento a respeito deste tema. Existe um distúrbio de movimento chamado Discinesia Tardia. Pode ser fácil confundi-lo com o termo geral discinesia, mas não, são coisas diferentes. Discinesia é uma categoria que engloba várias síndromes neurológicas, e a Discinesia Tardia é apenas uma delas, assim como a Distonia, o Tremor Essencial, entre outras.

* Com consultoria do neurologista Dr. Flávio Sekeff Sallem.

* Crédito da imagem: Pixabay.

Por Ana Raquel Périco Mangili.

Anúncios

1 comentário

  1. Pingback: Questão de Terminologias – Doença x Deficiência | Dyskinesis

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s