AcessibiliUnesp – Documentário sobre acessibilidade na universidade

AcessibiliUnespTrago para o conhecimento dos leitores aqui do Dyskinesis o documentário AcessibiliUnesp, um curta de 25 minutos de duração, e com o recurso de legendagem para surdos e ensurdecidos. Esse trabalho foi desenvolvido por mim no final de 2015 como atividade de uma disciplina do terceiro ano do curso de Jornalismo na Unesp.

O objetivo da produção foi apresentar um retrato das experiências de universitários com deficiência e a questão da acessibilidade em uma instituição pública de ensino superior, no caso, o campus de Bauru da Unesp. Esse produto audiovisual teve o apoio da Unesp, da ADAP e do grupo de estudos MATAV (cuja equipe produziu as legendas acessíveis e tradução de trechos legendados do espanhol para o português).

Quatro alunos com deficiência, inclusive eu mesma (que tenho Distonia e deficiência auditiva) participaram das gravações com os seus relatos, além de professores, profissionais e demais alunos que desenvolvem projetos voltados para a acessibilidade dentro da universidade. Dessa forma, é fornecido nesse produto audiovisual um panorama a respeito de como caminha a aplicação de recursos acessíveis na educação pública superior brasileira e quais são as possíveis dificuldades que estudantes com variados tipos de deficiência ainda encontram no acesso ao ensino superior.

Confira a seguir o documentário AcessibiliUnesp, hospedado no Youtube e com legendas para surdos e ensurdecidos.

Por Ana Raquel Périco Mangili.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s